Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

Características do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

"Minha estratégia sempre foi fazer minha própria corrida. Somente você pode determinar seu desafio pessoal. Não deixe a competição, ou seu oponente, determinar qual deve ser seu desafio”.
(Joan Benoit Samuelson)

1. (FCC/TRF 1ª Região/Analista Judiciário – Adm./2011)
Uma característica essencial do planejamento estratégico é:
(A) focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.
(B) potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.
(C) ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.
(D) evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.
(E) centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.
Comentário:
        Antes de adentrarmos as questões propriamente ditas, vamos fazer uma sinopse do conceito e das características do planejamento estratégico de modo que possamos nos situar de uma vez por todas com a matéria.
“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente” (Philip KOTLER)
Para Maximiano, os planos estratégicos envolvem toda a organização, definindo sua relação com o ambiente, estabelecem a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os mercados a serem atingidos, entre outros objetivos.
Idalberto Chiavenato considera que o planejamento estratégico é projetado em longo prazo e está voltado para as relações da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. “Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organização, num processo contínuo de busca da excelência”.

        Vamos ficar aqui com esses três conceitos. Poderíamos trazer uma centena de conceitos e todos, de uma forma ou de outra, vão nos revelar as mesmas perspectivas. Desse modo, é muito mais producente nós guardamos as características do planejamento estratégico.
Segundo Matos, o planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais:
1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Ou seja, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais.
2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo.
3. O planejamento estratégico é compreensivo. Envolve a organização como um todo no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A participação das pessoas é fundamental, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer.
4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. O planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor convenha para que a organização possa alcançar seus objetivos. Para isso, é preciso aceitação ampla e irrestrita.
5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Por estar orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetível a mudanças.
Após verificar os conceitos e características do Planejamento Estratégico, vamos às opções da questão:

a) Errada. O planejamento estratégico, como vimos, tem foco no longo prazo.

b) Certa. Também vimos acima que o planejamento estratégico deve gerar sinergia (conjunção de esforços num mesmo sentido).

c) Errada. Os níveis de planejamento são desdobrados de acordo como os níveis organizacionais. Assim, nós temos os planejamentos no nível estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico é que vai se desdobrando em planos menores, e não o operacional, como propõe a questão.


d) Errada. Temos dois erros: 1º você não vai conseguir, necessariamente, evitar as incertezas ambientais. O planejamento estratégico tem, dentre outras funções, como propósito preparar a sua organização para enfrentar as ameaças externas; 2º O plano estratégico não realiza ações detalhadas.

e) Errada. As ações devem ser descentralizadas.

GABARITO: B

Nenhum comentário:

Postar um comentário