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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sinopse de Estratégia

COMPETIÇÃO NA INDÚSTRIA E ANÁLISE DOS CONCORRENTES
1. O Ambiente da indústria (setor)
        “O ambiente da indústria (setor) é um conjunto de fatores que influenciam diretamente uma empresa e suas ações e reações competitivas: a ameaça de novos entrantes, o poder dos fornecedores, a ameaça dos produtos substitutos e a intensidade da rivalidade entre os concorrentes”. (Michael A. Hitt et al.) Grifei
        “No total, as interações entre esses cinco fatores (sic!) determinam o potencial de lucro de uma indústria (setor). O desafio é localizar uma posição em uma indústria (setor) no qual uma empresa possa influenciar favoravelmente esses fatores ou se defender com êxito contra as mesmas”. (Michael A. Hitt et al.) Grifei
        Para quem não percebeu, há um erro crasso no trecho: os autores falam em cinco fatores (forças) - e realmente são cinco -, mas no primeiro trecho eles citam apenas quatro. Esqueceram do “poder de barganha dos clientes”. De todo modo, é importante que vocês saibam que nos dois trechos acima os autores vão beber da água de Michael Porter, um dos gurus na área de estratégia, lugar comum em provas, que estabeleceu cinco forças competitivas que afetam as indústrias, são elas:
  1. Rivalidade entre concorrentes
  2. Ameaça de novos entrantes
  3. Poder de barganha dos fornecedores
  4. Poder de barganha dos clientes
  5. Ameaça dos produtos substitutos
              
2. Análise da concorrência
        A análise da concorrência engloba o levantamento, tratamento e interpretação das informações que uma empresa obtém sobre seus concorrentes.  Entender o ambiente da concorrência da empresa complementa os insights fornecidos estudando os ambientes geral e da indústria (setor). Entender o ambiente competitivo é fundamental para a sobrevivência das empresas. Essa análise tem dimensões variáveis, de acordo com a indústria. 

1. (CESGRANRIO/BNDES/Prof. Básico – Administração/2008)
As forças competitivas em uma indústria, segundo o modelo proposto por Michael Porter, são função de:
I - Pressões competitivas entre firmas rivais, que por sua vez resultam da disputa por uma melhor posição no mercado e das manobras para obter vantagem competitiva;
II - Disponibilidade de produtos substitutos que têm custos competitivos e/ou ameaça de entrada de novos participantes no mercado;
III - Capacidade de fornecedores e compradores exercerem poder de barganha.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
Comentário:
Todas as opções estão corretas e fazem referência às cinco forças competitivas delimitadas por Michael Porter. As cinco forças competitivas citadas na questão estão assim distribuídas:
I. Rivalidade entre Concorrentes
II. Ameaças de produtos substitutos + Ameaças de novos entrantes
III. Poder de barganha dos fornecedores + Poder de barganha dos clientes
GABARITO: E





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